NEWSLETTER
Cadastre-se para receber as novidades deste portal diretamente no seu e-mail!
X

A importância do acolhimento na educação infantil

Publicado em 20/09/2022 11:00
Categoria: Educação
A importância do acolhimento na educação infantil

Sabemos que a escola é um momento intenso para os pequenos na educação infantil, seja nos anos iniciais ou na volta às aulas. Afinal, é uma mudança de rotina, um tempo de descobertas e novas experiência fora da zona de conforto que é a casa e a companhia dos responsáveis.

O acolhimento possui uma importância ímpar nessa hora, promovendo uma fase muito mais tranquila para as crianças e também para os educadores, tornando o dia a dia mais satisfatório para todos. Entenda os principais pontos a respeito do acolhimento na educação infantil e como manejar esse período de maneira eficaz.

O acolhimento na educação infantil é um dos pilares para a construção de una relação de parceria entre família e escola, além de constituir-se como elemento funtamental na rotina do trabalho pedagógico em diferentes espaços e tempos na educação infantil. Sendo assim, o acolhimento é um momento para assegurar aos envolvidos que eles terão afeto e cuidado e que eles têm a segurança esperada para atingir objetivos satisfatórios de aprendizagem e convivência. 

 

A DIFERENÇA ENTRE ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO

A adaptação diz respeito ao momento em que criança e família começam ou retomam a ida à escola. É o momento em que o pequeno se depara com um ambiente novo, com expectativas sobre o comportamento dos adultos, das outras crianças e até mesmo sobre a forma de se relacionar com os objetos e brinquedos. Ele também constrói referências a partir de suas vivências e experiências, independentemente se for um bebê ou uma criança maior. 

O acolhimento, então, se difere da adaptação porque faz parte dela. Ele diz muito mais respeito ao papel do educador e da escola com criança e família. Trata-se de como o estudante será tratado, fazendo-o se sentir amado e protegido, enquanto a adaptação é um processo construído entre os pares educativos (pais, crianças, professores e escola) para se ajustar no local e rotina novos.

 

COMO DEVE SER FEITO O ACOLHIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Cada criança possui um comportamento. É difícil padronizar esse processo. Sendo assim, o acolhimento deve ter um olhar mais específico para cada estudante. Há os que possuem rituais para comer, dormir e executar atividades, e todo esse comportamento deve ser compreendido e levado em consideração, adaptando a criança à nova rotina e respeitando seu tempo e seus limites. 

Afinal, como já dissemos aqui, a introdução na Educação Infantil pode ser assustadora, visto que tudo é novo, incluindo para a família, que também precisa se integrar na nova fase. Não se deve rotular o estudante por suas características rotineiras, mas, sim, acolher essas manifestações e entender as reações possíveis. 

Um exemplo clássico são crianças que possuem dificuldade em se despedir dos pais: não forçar a separação e dar uns minutinhos a mais pode ser uma forma efetiva de acolhimento. Outro exemplo é conversar com os pequenos, acolher seus sentimentos, explicar o motivo de eles estarem ali, o quão benéfico aquela experiência vai ser e quantas coisas legais farão durante o dia. Esse diálogo é de extrema importância e faz diferença.

Com informações da Unisinos 

 

Escola Espaço Hage - Todos os direitos reservados